Maria de Jesus Duran Kremer

Doutorada em Arqueologia Clássica e Filologia Portuguesa em 1999 pela Universidade de Trier (FBIII e FBII), defendeu tese em Arqueologia Clássica sob o título “ Die römischen Mosaïken der villa cardilio (Torres Novas, Portugal). Ihre Einordnung in die musivische Landschaft der Hispania im Allgemeinen und der Lusitania im Besonderen“.

Paralelamente à sua actividade como funcionária do Parlamento Europeu e na sequência do Inventário dos Mosaicos Romanos elaborado no quadro da sua tese, centrou a sua actividade de investigação sobretudo no levantamento e estudo iconográfico e motívico dos mosaicos romanos em Portugal. Posteriormente exerceu actividade docente na Universidade de Heidelberg e na Universidade (Técnica) de Trier.

No âmbito do Projecto Internacional “East meets West. Investigating the reciprocal influence of East and West in the roman mosaics with geometric patterns of Portugal and Turkey. A comparative study”, de que foi iniciadora, lançou o “Inventário dos Mosaicos Romanos de Portugal”, correntemente em elaboração. Hoje dedica-se exclusivamente à investigação no campo da Arqueologia e da História da Arte: para além da elaboração e coordenação do Inventário, dá especial relevo ao estudo da iconografia e da motívica na musivária greco-romana e ao seu significado. Participa regularmente em Congressos e Colóquios internacionais. É membro do Conselho Directivo da AIEMA (Association pour l’Étude de la mosaïque Ancienne), da APECMA (Associação Poruguesa para o Estudo e Conservação do Mosaico Antigo), da ASPROM (The Association for the Study and Preservation of Roman Mosaics), da EAA (European Association of Archaeology) e do Archaeological Institute of America.