Sagrado / Religião

AA.VV. 1924-1953. Dictionnaire d’Archéologie Chrétienne et de Liturgie (DACL), Paris, Letouzey et Ané,

AA.VV. 1991. Naissance Des Arts Chrétiens. Atlas des monuments paléochrétiens de la France. Atlas Archéologique de la France., Paris, Imprimerie Nationale.

ADÁN, G., CID, R. 1997. Nuevas aportaciones sobre el culto a Mithra en Hispânia. La Comunidade de San Juan de la Isla (Asturias). Memorias de Historia Antigua, n.º XVIII, pp. 257-297.

AGUADO GARCÍA, P. 1999. Religión y Política Religiosa del Emperador Caracalla, Tese de Doutoramento, Madrid, Universidade Complutense de Madrid.

ALARCÃO, J. DE 2005. Os equívocos dos promontórios Sacro (s) e Cúneo. Promontoria, 3, Faro, Universidade do Algarve, Departamento de História, Arqueologia e Património, pp. 251-285.

ALVAR, J. 1981. El Culto de Mithra en Hispânia. Paganismo y Cristianismo en Occidente del Imperio Romano, Oviedo, Universidade de Oviedo, Instituto de Historia Antigua, p. 51-72.

ÁLVAREZ MARTÍNEZ J. M. 1992. El Templo de Diana. Cuadernos de Arquitectura Romana, Vol. I., pp. 83-93, láms. 4 e 5.

BARATTA, G. 2001. Il culto di Mercurio nella Penisola Ibérica, Barcelona, Universidade de Barcelona.

BELFIORE, J.-C. 2010. Dictionnaire des Croyances et Symboles de l’Antiquité, Larousse.

BLÁZQUEZ MARTÍNEZ, J. M. 2007. Arte y Religión en el Mediterráneo Antiguo, Madrid, Cátedra.

BOIÇA, J. 1998. Imaginária de Mértola, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola.

BONNET, M. C. L. 2008. A representação do Cristo Seráfico na igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Rio de Janeiro. Varia Historia, Vol. 24, N.º 40 – Dezembro de 2008, Belo Horizonte, pp. 433-444.

BRÁZIA, P. J. M. DA 2011. Cultos Orientais no Ocidente Peninsular – Perspectiva Artística, Dissertação de Mestrado, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

BRONSEVAL, C. DE 1970. Peregrinatio Hispanica, Tome II, Paris, Presses Universitaires de France.

BROTTIER, L. 2002. Ici-bas et au-delà: continuité et imbrication de deux espaces. Quelques témoignages de la spiritualité chrétienne à l’époque théodosienne et aux XVIe-XVIIe siècles. Le lieu dans le mythe, Limoges, Presses Universitaires de Limoges, pp. 69-88.

CARDIM RIBEIRO, J., FERNANDES, C.A. 2002. Os exércitos, a guerra, a Vitória e seus deuses. Religiões da Lusitania. Luquuntur Saxa, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, pp. 425-429.

CRUZ VILLALÓN, M. 1985. Mérida Visigoda. La Escultura Arquitectónica y Litúrgica, Badajoz, Departamento de Publicaciones de la Exc.ma Diputación Provincial de Badajoz.

DUCHET-SUCHAUX, G., PASTOUREAU, M. 1999. La Biblia y los santos, Madrid, Alianza Editorial.

ENCARNAÇÃO, J. D’. 2009. Aspectos da Religiosidade Vernácula na Hispânia Romana. Hispaniæ – Las províncias hispanas en el mundo romano, Tarragona, Institut Català d’Arqueologia Clássica, pp. 466-472.

FERNANDES, P. A. 2001. A mesquita-catedral de Idanha-a-Velha. Cadernos de Ciências das Religiões, 4, Lisboa, Centro de Estudos de Teologia da Universidade Lusófona.

FERNANDES, P. A. 2006. Antes e depois da Arqueologia da Arquitectura: um novo ciclo na investigação da mesquita-catedral de Idanha-a-Velha. Artis, 5, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa.

FERNANDEZ VEGA, P. Á. 2010. Los banquetes en Roma: el ritual de la opulencia. Historia, nº 76, Madrid, Nacional Geographic, pp. 30-33.

FERRAZ, J. C. 2002. Conjunto de oito aras provenientes do Lararium de Centum Celas, nº 134-141. Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa. Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, pp. 467-469.

FÉVRIER, P.-A. 1977. A propos du repas funéraire: culte et sociabilité «in Christo Deo, pax et concordia sit convivio nostro». Cahiers Archéologiques Fin de l’Antiquité et Moyen-Âge, XXVI, Picard, p. 29-45.

GARCÍA MORENO, L. A. 2001. Maternus Cinegius. Cristianíssim col.laborador de l´hispà Teodosi el Gran. Carranque. Esplendor de la Hispània de Teodosi, Catàleg de la Exposició, Barcelona, p. 43-55.

GARCÍA, J. M. 1991. Religiões antigas de Portugal. Aditamentos e observações às “Religiões da Lusitania” de J. Leite de Vasconcelos. Fontes epigráficas, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.

GODOY FERNÁNDEZ, C. 1989. Baptisterios hispánicos (siglos IV al VIII). Arqueología y liturgia. Actes du XIe Congrès International d’Archéologie Chrétienne. Roma, Publications de l’École Française de Rome.

GODOY FERNÁNDEZ, C. 1995. Arqueología y liturgia. Iglesias hispánicas (siglos IV al VIII), Barcelona, Universitat de Barcelona.

GOMES, J. M. V. 2009. Os baptistérios da Lusitânia Ocidental. Dissertação de Mestrado em História da Arte da Antiguidade, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

GONZÁLEZ SERRANO, P. 1995. La génesis de los dioses frígios: Cybele y Attis.’Ilu, Revista de Ciencias de las Religiones, n.º 0, Universidad Complutense, pp. 105-115.

GRIMAL, P. 2004. Dicionário de Mitologia Grega e Romana, Lisboa, Difel.

GROS, P. 1987. Un programme augustéen : le centre monumental de la colonie d’Arles. Jd’AI, Vol. 102, figs. 5 y 6.

GROS, P. 1996. Aurea Templa. Recherches sur l’architecture religieuse a Rome à l’époque d’Auguste, Roma, École Française de Rome.

GUTIÉRREZ BEHEMERID, M. A., SUBÍAS, E. 2000. El llamado Templo de Júpiter de Clunia: propuesta de restitución. Archivo Español de Arqueología (AEspA), Vol. 73, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), p. 147-160.

GUTIÉRREZ BEHEMERID, M. A. 1992a. El Templo de Barcino. Análisis de la decoración arquitectónica. Cuadernos de Arquitectura Romana, Vol 1: Lám. I,3.

HOYO, J. DEL 1998. Nuevo documento metróaco hallado en la provincia de Segovia. Gerión, n.º 16, Madrid, Universidade Complutense de Madrid, pp. 345-382.

LECLERCQ, H. 1914. Croix et crucifix. Dictionnaire d’Archéologie Chrétienne et de Liturgie (DACL), III, 2 partie, cols. 3045-3131, Paris, Letouzey et Ané, figs. 3421 e 3411.

LEITE DE VASCONCELOS, J. 1897-1913. Religiões de Lusitania, na parte que principalmente se refere a Portugal, Vol. I, II, e III, Lisboa, Imprensa Nacional da Casa da Moeda (INCM).

LEITE DE VASCONCELOS, J. 1981. Religiões da Lusitânia. Reimpressão facsimilada da 1ª edição, Vol. II e Vol. III, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

LOISY, A. 1990. Los misterios paganos y el mistério Cristiano, Barcelona, Ediciones Paidos.

MACIEL, J. 1994. Arte romana, religiões orientais e iconografia paleocristã: a propósito de uma Ara a Cybele em Marco de Canaveses. Separata de HISTORIAM PICTURA REFERT, Pontificio Istituto di archeologia cristiana.

MACIEL, J. 2007. Imagens de Arquitecturas: Quadrata, Lacus e Laciculi nos santuários rupestres do período romano em Portugal. Revista de História da Arte, n.º 3, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pp. 24-51.

MANTAS, V. G. 2002. C. Cantius Modestinus e seus templos. Religiões da Lusitania. Saxa Luquuntur, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, pp. 231-234.

MAIA-BESSA, K. 1999. Recherches sur les différents aspect du syncrétisme religieux dans la Lusitanie Romaine. Tese de doutoramento apresentada em Paris, Université Paris IV – Sorbonne.

MALAISE, M. 1972. Les Conditions de Pénétration et de Diffusion des Cultes Egypciens en Italie, Col. Études Préliminaires aux Religions Orientales dans l’Empire Romain 21, Leyde, E. J. Brill.

MORENO PABLOS, M. J. 2001. La religión del ejército romano: Hispania en los siglos I-III., Madrid, Signifer Libros.

MOURÃO, C. 2009. Eros e Psique – Um vitral gnóstico de Almada Negreiros, Lisboa, Assembleia da República.

MOURÃO, C. 2014. La alquimia divina: ejemplos de metamorfosis mágicas de la forma humana en mosaicos lusitanos. Religiosidad, rituales y prácticas mágicas en los mosaicos romanos, Madrid, Universidad Carlos III de Madrid & Creaciones Vincent Gabrielle, p. 193-210.

MOURÃO, C. 2017. Vitral Eros e Psique. Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno. Catálogo da exposição, Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian, p. 219-221.

NOLEN, J. U. S. 2002. Deuses, deusas, seus mitos e seus atributos em objetos do quotidiano, Religiões da Lusitania. Loquuntur saxa, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, pp. 504-509, figuras 195 a 213.

PALOL, P. DE 1990. Los edificios de culto en la ciudad de Clunia. Anas. Mérida, Museo Nacional de Arte Romano. Vol. 2-3, pp. 38-39.

SÁ, A. DE 2007. Civitas Igaeditanorum: Os Deuses e os Homens, Idanha-a-Nova, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

SMADJA, E. 1986. La Victoire de la religion impériale dans les cités d´Afrique du Nord sous l´Empire Romain. Les grandes figures religieuses. Fonctionnement pratique et symbolique dans l´Antiquité, Actes du Colloque international, Besançon, Université de Franche-Comté, pp. 503-520.

TURCAN, R. 1993. Mithra et le Mithriacisme, Paris, Belles Lettres.

VAZQUEZ HOYS, A. M. 1981. Consideraciones estadísticas sobre la religión romana en Hispania. La religión romana en Hispania: Symposio organizado por el Instituto de Arqueología “Rodrigo Caro” del C.S.I.C del 17 al 19 de diciembre de 1979, Madrid, Ministerio de Cultura, Subdirección General de Arqueología y Etnología, pp. 165-176.

PENSABENE, P. 1984. Tempio di Saturno. Architettura e decorazione. Roma, Soprintendenza archeologica di Roma.

PUERTAS TRICAS, R. 1975. Iglesias hispânicas (siglos IV al VIII).Testimonios literários, Madrid, Ministério de Educación y Ciência.

TORRES, C. 1992. A Sé-Catedral da Idanha. Arqueologia Medieval, 1, Mértola/Porto, Campo Arqueológico de Mértola/Edições Afrontamento.

TORRES, C., MACIAS, S. 1993. Catálogo Museu de Mértola. Basílica Paleocristã, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola.

WRENCH, L. N. C. 2008. Decoração Arquitectónica na Antiguidade Tardia. Contributo para um «corpus» dos elementos arquitectónicos e de mobiliário litúrgico, provenientes do território português. Volumes I e II (Partes 1,2,3). Dissertação de Doutoramento em História da Arte da Antiguidade apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.