Licínia Wrench

Licenciada em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora de Português e Francês no Ensino Secundário durante largos anos. O interesse sempre presente pela História da Arte conduziu ao Mestrado nesta área, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA).

A excelência das aulas de Antiguidade, ministradas pelo Professor Bairrão Oleiro, motivaram à escolha, como especialização, da área do Mosaico Romano, tendo defendido a Tese em 1986. Ainda como Professora do Ensino Secundário, contratada pelo Ministério da Educação, esteve 6 anos na área consular de Roterdão a dar aulas de Língua e Cultura portuguesa. Foi uma experiência muito enriquecedora. Em 1992, foi requisitada para leccionar no Ramo de Formação Educacional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, passando depois à área de Antiguidade, no Departamento de História da Arte até 2010 Estes anos foram os de maior realização pessoal e profissional. Doutorada em 2008 com uma tese sobre Escultura Arquitectónica da Antiguidade Tardia em Portugal, orientada pelo Professor Manuel Justino Maciel.

Presentemente aposentada do ensino, mas sempre motivada pelos estudos sobre a Antiguidade, continua a fazer investigação nas áreas de especialização permanecendo como membro do Instituto de História da Arte da FCSH-NOVA. Integra, actualmente, um Projecto de investigação coordenado por Maria de Fátima Abraços, tendo em vista a publicação do Corpus de mosaicos romanos do Conuentus Bracaraugustanus.